MARCIO FERREIRA GUSSO

– Boa repercussão teve o vídeo “O Cavalo em Minha Vida” com o treinador Marcio Ferreira Gusso entrevistado no mês de março.

Profissional reconhecido nacionalmente e múltiplo ganhador clássico, Marcio contou um pouco da sua história de vida ao nosso site.

Este profissional capaz, culto e esclarecido completará em 2022 “apenas” 40 anos na difícil arte de treinar cavalos P.S.I.

Vídeo completo: galopando.com.br/marcio-ferreira-gusso-o-cavalo-em-minha-vida/ 

 

 

ROBERTO BELINA SEGUE COMO PRESIDENTE DO JCPR

– Confirmando as expectativas do início do ano, apenas uma chapa foi inscrita para as eleições 2021, e assim a Chapa Consolidação 2021-2024 encabeçada pelo Sr.Roberto Belina foi confirmada para comandar o Jockey Club do Paraná pelos próximos três anos. Ao Sr. Roberto Belina e a todos os senhores diretores eleitos desejamos toda a sorte possível nesta nova gestão.

 

CANCELADA A SEGUNDA REUNIÃO DE MARÇO NO TARUMÃ

– Acabando com a alegria de proprietários e profissionais que aguardavam ansiosamente, em março, a realização da segunda reunião mensal, algo que não acontece desde outubro do ano passado, o Decreto Municipal que ampliou o lockdow em Curitiba até dia 28 fez com que esta segunda reunião fosse cancelada pela diretoria do clube. Muita discussão nas redes sociais com muitos favoráveis e muitos contrários à decisão. O stress tomou conta de vários grupos que acreditam ser improvável a continuidade da atividade num clube que promoveu apenas 15 reuniões em 16 meses. Algumas reuniões canceladas devido à pandemia e outras também por determinação da diretoria.

 OPINIÃO

Embora respeitando a opinião de todos, cremos que sem público, como vêm sendo realizadas as corridas no Tarumã, não haveria problemas na realização da reunião no dia 26. Entretanto, com o Decreto, não seria prudente “bater de frente” com a prefeitura, além de sermos solidários diante do grave problema que vivemos atualmente. Nem os clubes de futebol puderam treinar neste período. Porém, diante deste quadro de mudanças constantes de bandeira deveríamos ter um “plano B” para a realização de corridas.        

 

DIRETORIA REALIZA REUNIÃO COM OS TREINADORES

– Logo após a confirmação de Roberto Belina como presidente, já no dia 15, os treinadores foram chamados para uma reunião. Nela tratou-se da possibilidade da realização de uma segunda reunião mensal no Tarumã. O presidente Roberto Belina, juntamente com o Diretor Financeiro Gilberto Luiz Koppe e o Presidente da Comissão de Corridas Paulo Fernandes, demonstraram aos presentes a atual situação financeira do clube.

Segundo a diretoria, diante da atual crise, ocasionada principalmente pela pandemia, o clube não teria como cumprir suas obrigações financeiras com a realização de uma segunda reunião turfística mensal. A alternativa apresentada seria a possibilidade de duas reuniões mensais, porém com prêmios reduzidos em 50%. Neste caso haveria uma mudança na enturmação, onde o animal vencedor poderia novamente competir no mesmo páreo para tentar obter nova vitória e completar o prêmio anterior de 100%. Nada ficou definido nesta reunião, mas estudos seriam feitos naquela direção. Não é preciso dizer que essa possibilidade de mais corridas, porém com redução de prêmios agradou alguns, mas desagradou muitos também. Entretanto, já no dia 29 (aniversário de Curitiba), em novo boletim suplementar, a diretoria presenteou a classe turfística divulgando a programação das reuniões até o final do ano, com corridas a cada três semanas e com a manutenção da premiação atual.

 OPINIÃO: A diretoria acertou!!!

O calendário era mais do que necessário, pois não existe programação de trabalhos e corridas dos animais que resista a indefinição que estávamos vivendo. Quanto as corridas a cada três semanas e com a manutenção de prêmios, mais um acerto da diretoria. Se não é o ideal é realmente um avanço. Parabéns pela decisão.

 

CORRIDAS

– Então, mais uma vez em março, para desespero dos proprietários e profissionais, apenas uma reunião foi organizada.

Assim no dia 05 foi realizada a reunião de março com nove páreos, sendo quatro provas na areia e cinco provas na grama. Três Provas Especiais foram corridas:

A primeira em homenagem a ALCIDES COLTRI E RUBENS GRAHAL, titulares do Haras Tamandaré – modelar haras de criação e de grande sucesso nas décadas de 60, 70 e 80, criador e proprietário de grandes craques como LENDÁRIO, MASTERÉU, OPALELÊ, INDAIAL entre outros. Éguas de boa categoria alinharam na seta dos 1400 metros da areia e estiveram juntas apenas ali, pois ULEDA (castanha, 4 anos do Paraná por Salto e Porta de Paris por Mensageiro Alado) de criação e propriedade do Haras Treis Pinheiros (Carlos Mafra Pedroso e Patrícia Romanelli) tomou a frente nos primeiros metros e foi tirando mais e mais vantagem vencendo por absurdos 18 corpos sobre LADY DO IGUASSÚ, chegando ADEGA ZIP, DÁ-LHE CONQUISTADORA e GIESTA na sequência do placar premiado. Foi pilotada pelo jóquei paulista M.Ribeiro e treinada por Olivio Zantedeschi.        

ULEDA deu um verdadeiro passeio nas adversárias. (Foto: Transmissão TV JCPR)

 

– A segunda prova especial da tarde homenageou a ACTP (Associação dos Cronistas de Turfe do Paraná) por ocasião do seu 84º aniversário de fundação. A fácil vitória coube ao animal MY TOYA SUNSHINE (Macho, Alazão – 5 anos – SP – por T.H.Approval(USA) e Garbosa Victoria(ARG) (Giant´s Causeway(USA)) de criação do Haras Phillipson e propriedade do Stud Galope que venceu por quase 12 corpos a TIBERIUS no tempo recorde de 1m15s40 para os 1300 metros na pista de grama. Jóquei A.L.Silva sem trabalho na sua condução.

MY TOYA SUNSHINE com facilidade. (Foto: Transmissão TV JCPR)

 

– E na última Prova Especial da tarde em homenagem ao ex-governador NEY BRAGA a vitória coube a CALEB – Macho, Castanho de 3 anos do Paraná por Beduino do Brasil e Vesper of Love por Crimson Tide – IRE. Numa prova bem movimentada o defensor de Divonsir Hay venceu firme com ADMIRO, WILL MYERS, TRICK STEP e LIXIVIA nas demais posições premiadas e no tempo de 2m01seg70 para os 2000 metros que passa a ser recorde, já que essa distância foi, pela primeira vez, disputada nesta distância na pista de grama. O jóquei L.Henrique da Gávea foi o piloto e Antenor Menegolo Neto foi responsável pelo treinamento.

Na primeira passagem pelo disco CALEB é o terceiro colocado. (Foto: Transmissão TV JCPR)

 

CALED cruza o disco final com quase dois corpos sobre ADMIRO. (Foto: Transmissão TV JCPR).

 

DESTAQUES

RAFAEL  ARAUJO no dorso de LUCKY SOUL – Vencedores da eliminatória de potros e potrancas de 2 anos no Tarumã. (Foto: Felipe Neves)

– Na ultima reunião, sem dúvida, o destaque entre os jóqueis foi RAFAEL ARAÚJO. Com apenas quatro montarias obteve três vitórias através de LUCKY SOUL, AVE CEZAR e GHOSTLY CAT, além do segundo lugar com ADMIRO na Prova Especial Ney Braga. Com boas direções obteve quase 100% de aproveitamento. Parabéns.

Já entre os treinadores merece uma homenagem especial o treinador OLIVIO ZANTEDESCHI pela vitória de ULEDA na Prova Especial Haras Tamandaré. A vitória esmagadora por 18 corpos mostra que Olivio, além de manter a grande forma de sua pensionista, vem conseguindo uma fantástica evolução da mesma em seu padrão de corrida. Nota 10 ao “Zélio”.

 

EM EVIDÊNCIA

– Com várias vitórias e boas apresentações no Tarumã e em Cidade Jardim o “Haras Cifra/Stud Galope” está se destacando como a grande força entre os proprietário paranaenses na atualidade.

LUCKY SOUL (treinamento Carlos Carlindo), JACK UP e MY TOYA SUNSHINE (treinamento Delmar Albres) que venceram na última corrida do Tarumã, além do ótimo segundo lugar de LADY DO IGUASSU (treinamento Anadson Pereira dos Santos) na Prova Especial Alcides Coltri/Rubens Grahl colocaram em evidência as cores verde, preto e branco.

E para confirmar a boa fase do Haras Cifra, o potro LAMBERT  – Crafty C.T. (USA) e Grega (USA) por Street Cry (IRE), assumiu a liderança da geração em São Paulo ao derrotar seu companheiro de cocheira LOMAR no Grande Premio Doutor Enio Bufollo – Grupo 3 – em 1300 metros na grama no último dia 21 de março. Portanto, nova dobradinha do Haras Cifra em São Paulo nos clássicos da nova geração. 1m15seg429 foi o tempo do páreo.

LAMBERT e LOMAR  – (Foto: Porfírio Menezes)

 

– O craque CAMPELANDA (Midshipman (USA) e Rainha da Bateria) ratificando sua condição de animal diferenciado venceu com muita firmeza o GP Presidente do Conselho do Jockey Club – Grupo 2 em 1600 metros na pista de grama no tempo de 1m37seg326. OURO da SERRA foi o segundo colocado. Foto para o Haras Rio Iguassu. Valmir Rocha e Antonio Oldoni na equipe técnica.

CAMPELANDA com V.Rocha comemorando – (Foto: Porfírio Menezes)

 

– O Haras Rio Iguassu voltou ao winner circle no dia 21/03 através da potranca OLINDA DO IGUASSU que venceu com categoria o GP Presidente José Antonio Pamplona de Andrade – Grupo 3 – em 1300 metros na pista de grama no tempo de 1m16seg674, mantendo-se invicta em duas atuações. Valmir Rocha novamente com a tradicional categoria na pilotagem da pensionista de Antônio Oldoni.  A outra potranca preparada no Tarumã FADING LOVE (Olívio Zantedeschi) foi a segunda colocada. Vão longe essas duas…

OLINDA LINDA (V.Rocha) e FADING LOVE (M.Ribeiro) – Dupla Paranaense chega na frente  – (Foto: Porfírio Menezes)

 

– Também a excelente FAST JET COURT (Courtier (USA) e Trefiori (USA)) de propriedade e criação do Haras Cima brilhou em São Paulo ao vencer o GP Presidente Luiz Oliveira de Barros – Grupo 3 em 1800 metros na pista de grama no termpo de 1m51seg346. Valmir Rocha (novamente ele…) e Olivio Zantedeschi são os profissionais premiados.

FAST JET COURT com V.Rocha – “Máquina”. – (Foto: Porfírio Menezes)

 

– E para confirmar o mês muito favorável aos animais do Tarumã nos clássicos em São Paulo, no dia 28 o excepcional ROYAL FORESTRY (Castanho de cinco anos nascido no Paraná por Forestry e Bela Val por Val Royal) de criação do consagrado Haras Belmont Ltda e propriedade do Stud Fenômeno venceu pela segunda vez, o Grande Prêmio Chanceler Oswaldo Aranha (G3), em 2.200m na pista de areia macia.  Não apenas venceu, mas “destruíu” seus adversários na marca recorde 2:12.12 – derrubando o antigo recorde, de 2:12.41, pertencente a Victory Is Ours. Treinado no capricho pelo excelente Julio Cesar, o craque atingiu a sua 14ª vitória em 24 corridas. O ganhador do GP Paraná 2019 ULTRABOM foi o segundo colocado.

ROYAL FORESTRY – Quanto mais velho…melhor! –  (Foto: Porfírio Menezes)

 

PARANÁ EM CIDADE JARDIM

– Além dos vencedores clássicos acima, o mês de março marcou também as vitórias em São Paulo de ISNAR e GOLDEN NUGGET (E.Vieira/Stud São José dos Bastiões), DE CALIDAD (L.R.Feltran/Stud My Hero Dad), GIGANT D’ANAFER (M.Decki/Stud Falcão Peregrino), LE LEOPARD (D.L.Albres/Haras Cifra) nos páreos de turma, todos levados do Tarumã. Parabéns aos vencedores. (Fotos: Porfírio Menezes)

ISNAR

 

DE CALIDAD

 

 

LE LEOPARD

 

GOLDEN NUGGET

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GIGANT D’ANAFER

 

 

PARANÁ NA GÁVEA

– Levada do Tarumã para a Gávea IRETAMA (A.P.Santos/Stud J.L.V.) não obteve sucesso chegando apenas no sexto lugar no páreo para animais de 4 anos sem vitória corrido no dia 15/03.

Até a próxima…