Um Equilíbrio Perfeito
Como tudo na vida; e conforme já sabemos pelas muitas vezes em que ouvimos a expressão idiomática – “A União Faz a Força”, certamente aquilo que é feito em conjunto sempre é feito melhor.
Seguramente “unidos” podemos realizar e denotar mais trabalho, alcançar melhores resultados e simultaneamente progredir.
No turfe nacional, apesar de alguns exemplos ruins de egoísmo, onde muitas vezes o “bairrismo” atrapalha o progresso da atividade; no Paraná temos um modelo de parceria onde se objetiva, simultaneamente, o desenvolvimento e progresso das atividades de corridas e da criação. Um empenha-se pelo sucesso do outro. Assim, como uma orquestra bem afinada, a sintonia entre a Associação de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná (ACPCCP) e o Jockey Club do Paraná (JCPR), segue sendo exemplo e obtendo bons resultados.
Atuando, por estatuto, como entidade de defesa dos interesses de criadores e proprietários, a ACPCCP, dentro da consciência do processo atual, ao invés de criticar algum possível problema no JCPR, procura sempre estar à disposição do mesmo para contribuir em resolver tais problemas. Da mesma forma, o JCPR, através de seus diretores, apoia a ACPCCP na promoção de eventos, na movimentação de sua farmácia, proporcionando seu desenvolvimento, consequentemente beneficiando criadores e proprietários.
Não à toa, o nosso Jockey é elogiado pela organização, regularidade das corridas, prêmios pagos em dia e conservação de seu patrimônio. E os criadores e proprietários paranaenses seguem em alta, com seus defensores sendo, em sua grande maioria, protagonistas nas maiores provas do turfe nacional, sempre apoiados e incentivados pela sua Associação.
Essa convergência, com ótimos resultados obtidos, se deve ao excelente relacionamento entre os presidentes da ACPCCP – Alcibiades de Almeida Faria Neto; e do JCPR – Paulo Irineu Pelanda e suas respectivas diretorias.
Alcibiades de Almeida Faria Neto
Alcibiades de Almeida Faria Neto, titular do Stud Zecão, proprietário desde 1969 – e diretor do Jockey Club do Paraná em diversas oportunidades – está no seu segundo mandato frente a ACPCCP. Neste mandato já conseguiu muitas melhorias para a Associação, como o equilíbrio nas contas – com maior organização no setor de compras e vendas. Com esse equilíbrio foi possível que a ACPCCP conseguisse reduzir os preços de sua farmácia, beneficiando proprietários – e tornando-se patrocinadora de vários páreos da programação do Tarumã, bem como das maiores festividades do clube (GP Paraná, Pégasus Brasil, Turfe Paranaense, etc.), sempre valorizando e beneficiando o criador e o proprietário local.
Já o presidente do JCPR – Paulo Irineu Pelanda, titular do campeão Haras Rio Iguassu, também em nova gestão, já aplaudido pelo seu brilhante trabalho em mandato anterior, segue na árdua empreitada de recuperação do clube, resolvendo problemas, buscando novo público para as corridas e incentivando a entrada de novos proprietários na atividade. A consequente entrada de novos cavalos na Vila Hípica do Tarumã, beneficia diretamente (e muito…) a ACPCCP – com o aumento do seu movimento.
Paulo Irineu Pelanda
Paulo e Alcibíades – uma dupla heroica e bem afinada – sem vaidades ou interesses individuais – trabalhando incessantemente para a evolução do turfe paranaense e que, de modo conjunto e harmônico, vem obtendo, cada vez mais, a estabilidade e a prosperidade das duas entidades.
Que essa parceria seja exemplo de que…
A União Faz a Força…
A União Faz o Turfe…
Galopando.com.br
Apoio:
Top Tarumã Stud
Haras Rio Iguassu
A união em tempos difíceis é fundamental. Parabéns aos gestores atuais do turfe paranaense!
É isso aí Dr. Mais uma amostra do teu potencial de cativar o leitor na leitura de mais um artigo , o sucesso continua… Abço.
É por esse caminho de parcerias e não divisão que se vai progredindo, esperamos sempre um Turfe forte , Parabéns pela matéria.