Certamente a cidade de São Paulo, pelas mudanças climáticas, há muito deixou de ser aquela “Terra da Garoa” de antigamente. E o Paraná conhecido pelos seus grandes “Pinheirais” tem um turfe que deixou de ser o coadjuvante de outrora, tornando-se cada vez mais, um grande protagonista do “Esporte dos Reis” em Cidade Jardim.

Há poucas temporadas, já tivemos nas estatísticas paulistas o Haras Rio Iguassu como campeão de proprietários; também o profissional Antenor Menegolo Neto como vencedor das estatísticas de treinadores. Como criadores o Haras Cifra e o Haras Palmerini também foram coroados em 2022 e 2023. Um sucesso onde vitórias clássicas em São Paulo já são tratadas como rotina pelos turfistas.

Mas o que dizer para definir mais uma temporada maravilhosa para os paranaenses em Cidade Jardim com consequentes ótimos resultados nas Estatísticas Paulistas 2024/2025? – Simples… GIGANTE!

A exemplo da vitória de OBATAYE no GP Brasil do ano passado na Gávea, a vitória no GP São Paulo de DREAM ALLIANCE nesse ano foi mais um expressivo êxito para o turfe paranaense, pois preparado no Tarumã pelo sempre eficaz Márcio Ferreira Gusso, tornou-se o primeiro animal treinado no Tarumã a vencer a maior prova do turfe paulista. E outras grandes vitórias paranaenses aconteceram como na Milha do GP Presidente da República (MR.MAN – Haras Belmont) e no ABCPCC/Velocidade do GP São Paulo (LENDÁRIO BRUJO – Marcos Decki); Etapas da Tríplice Coroa (OUTRA VISTA e OPAZO – Haras Cifra/J.B.Quadros), Derby Paulista (NAVIO FANTASMA – Stud AML/Z.M.Rosa), além de vários outros clássicos vencidos por animais preparados no Tarumã, como BUBBLY RAIN (Haras H.Oliva/L.R.Feltran), US BAY (Haras Springfield/A.Menegolo Neto), SAMURAI DO IGUASSU (Haras Rio Iguassu / A.M.Oldoni) e outros, mostraram a força do Turfe dos Pinheirais.

 Márcio Gusso venceu o GP SP (foto JT)

Na temporada 2024/2025 em Cidade Jardim o resultado final do desempenho paranaense é de “tirar o chapéu”. Foram 120 vitórias obtidas por animais treinados no Tarumã, com oito vitórias em Grupo I, onze vitórias em Grupo II, quatorze vitórias em Grupo III, doze em Listed Race e dezessete em Provas Especiais. Um feito, mais uma vez, marcante a nível nacional.

Nas estatísticas de animais, entre os dez primeiros colocados, seis são treinados no Paraná – DREAM ALLIANCE (1º), MR.MAN (3º), OUTRA VISTA (4º), ROAD DO IGUASSU (5º), LEGENDER (9º), OPAZO (10º).  No setor de Criadores, o HARAS RIO IGUASSU foi o 3º e o HARAS CIFRA o 5º. Entre os criadores de produtos da nova geração, o grande campeão foi o HARAS BELMONT LTDA, com o HARAS SANTARÉM em 3º e o HARAS RIO IGUASSU em 4º. Entre os proprietários mais uma taça para o HARAS BELMONT LTDA, ficando o HARAS RIO IGUASSU em 3º e o HARAS CIFRA em 4º. Entre os treinadores, ANTENOR MENEGOLO NETO foi o 4º (25 vitórias), com MAURICIO SOARES OLIVEIRA em 5º (21 vitórias) – este com um fantástico índice de eficiência de 42,86%. E no quesito jóqueis, a “prata da casa” VALMIR ROCHA foi o 5º colocado com 32 vitórias, mas com o maior índice de eficiência de 33,68%.

Mauricio Soares Oliveira (foto:JCSP)

Valmir Rocha (foto:JCSP)

O grande destaque da temporada coube mesmo ao tradicional HARAS BELMONT LTDA de propriedade do turfman Dante Luiz Franceschi. Esse haras, que ainda segue as comemorações pelos 80 anos de sua fundação, teve um ano muito especial. Venceu com méritos as estatísticas de proprietários e de criadores da nova geração, tendo seu treinador (M.S.Oliveira) e jóquei (Valmir Rocha) com as maiores percentagens de eficiência do ano, num resultado clássico impressionante, realmente digno de grande evidência.

Dante Luiz Franceschi

Foram muitas vitórias clássicas na “pauliceia”: – MR.MAN venceu o GP Presidente José Cerquinho de Assumpção G3, o Clássico Prefeito de São Paulo LR, o Clássico Secretário de Agricultura de São Paulo LR e GP Presidente da República G2. – PERFECT PLASTIC venceu o GP Presidente José Antônio Pamplona G3 e o GP Guilherme Ellis G2; – SHALLOW NOW (GP João Carlos Leite Penteado G3, Clás. Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção LR, Clássico Imprensa LR); – FUERZA VIVA (GP Prefeito Fábio da Silva Prado G2); – MORE OLYMPIC (GP Doutor Enio Buffolo G3); – RAYA QUEEN (GP OSAF G1) e – VEIL venceu a seletiva da Copa Velocidade Precocidade (levou depois também a final na Gávea). Um verdadeiro show do Haras Belmont, que também teve destaque no Tarumã e na Gávea. Portanto, um ano de ouro para a alegria do casal Raquel e Dante Franceschi.

E a vitória do Haras Belmont nas estatísticas paulistas foi definida apenas na última reunião do ano hípico através da fácil vitória da potranca ON THE END (nome sugestivo para essa derradeira vitória…) que proporcionou uma grande festa aos titulares, amigos e torcedores.

ON THE END (foto JCSP-Porfirio Menezes)

De parabéns toda a equipe técnica do Haras Belmont Ltda., formada por Maurício Soares Oliveira (treinador), Dr. Pedro Vicente Michelotto Júnior e Dr. Alfredo Rafael Kunz (veterinários), Valmir Rocha (jóquei), cavalariços, galopadores e ferradores.  Realmente uma equipe nota 10.

Dr. Pedro Vicente Michelotto Jr.

Dr. Alfredo Rafael Kunz

Mas como o mundo gira, vamos celebrar hoje, esquecer de ontem, porque amanhã começa tudo de novo em nova temporada hípica!

AVANTE PARANÁ…

galopando.com.br

Apoio:

  Haras Rio Iguassu

Haras Belmont Ltda

Top tarumã Stud

Haras H.Oliva