(V.MATOS)
Nascimento: 21 de julho de 1953
Naturalidade: Araranguá (SC)
Período de Atuação: 1970 a 1998 (Retas, PR, SP, RJ, RS)
Principais vitórias: Tarumã: Clássico Primavera LR
GP Continental de Turfe
GP Turfe Paranaense – Penca
** Várias vezes Campeão das Estatísticas Paranaenses
Valdeci Matos foi um grande jóquei e teve vitórias fantásticas em Cidade Jardim, principalmente com os animais do Haras Palmital. Lembro de uma vitória da fantástica Oeirana, que um páreo de grupo, ganhou com uma reta de diferença. Na sua irreverência, V. Matos foi multado e suspenso porque fez quase toda a reta final fazendo firulas com o chicote, de tão fácil que foi a vitória. Montava também todo sábado nos áureos tempos de Uvaranas, onde era muito querido, principalmente pela sua alegria e diversão que fazia no padoque.
Minha história no turfe iniciou-se por cause do senhor Valdeci Matos…
Primeiramente vou me endentificar.
Meu nome é João moreira, sou jockey brasileiro e momento atuo no Exterior. ( Hong Kong ).
Minha história e a ligação ao Senhor V mato:
Quando ainda menino, (15 anos), eu trabalhava em uma fábrica no bairro da Vargem Grande em Pinhais, o gerente dessa fábrica era amigo íntimo da minha família a muitos anos, seu nome é Moacir, o mesmo por saber que eu tinha abito de catar os cavalos dos carroceiros ( roubar-los ) um belos dia me perguntou do porque que eu não tentar a carreira de jockey já que eu tinha essa paixão toda por cavalos., eu respondi que não tinha ideia de como isso funcionava e que eu não conhecia ninguém ligado ao esporte que pudesse me orientar, foi aí que o Moacir, gerente da fábrica mencionou que ele conhecia o Valdeci Matos,jockey consagrado tanto nas retas como nos prados…
Dias depois o Moacir me levou para jantar na casa do V Matos, lá ele nos serviu muito bem, com seu jeito humilde mas acolhedor, mostrou me algumas fotos de suas vitórias e seu trofeis( algo que ele me disse que jamais esqueço , foi que quando no alge de sua carreira ganhou muitos trofeis como aqueles que ele estava me mostrando, e que os mesmo não tinha muito significado, e que somente agora por não mais atua como jockey , ele conseguia ver o valor e significado que tinha todos os trofeis que ele ganhou) ele me deu uma de suas fotos vencendo em São Paulo , local onde eu me tornei jockey proficional.,foto que guardo comigo até hoje.,
V Matos, olhou o tamanho da minha mão e se imprecionou com tamanho, mas disse que mesmo assim achava que eu poderia ter tamanha e peso de jockey., claro que fiquei contente em ouvir isso…
Conversa vai conversas vem, ele me prometeu de apresentar a treinador das canchas retas, onde eu poderia dar os primeiros passo, fiquei radiante.,, como combinado voltei na casa dele alguns dias depois. , não o encontrei lá.
Voltei mais 4 vezes lá, e também não o encontrei, foi então que o filho dele
A L Matos jr me recebeu e me perguntou, o que tanto você quer com meu pai em Pia? Eu contei a ele sobre a promessa que o pai dele havia me feito, Al Matos jr perguntou-me se eu sabia montar. Eu o respondi dizendo que sim, foi então que ele combinou comigo de nos encontrar no jockey clube do Tarumã as 9 da manhã do sábado seguinte e ele iria me apresentar ao professor da escola de aprendiz. ( assim o fez ) e depois iria me levaria para tocar um cavalo em uma Reta….
no caminho dessa cancha reta, ao conversar comigo ele percebeu que eu nunca havia montada cavalo puro sangue inglês, somente os cavalos de vilas que roubava e que eu não tinha experiência o suficiente para fazer o trabalho, e que se insistir-se seria perigoso., Então ele mesmo (VL Matos Jr) tocou o cavalo …,
Um acidente ocorreu, o cavalo largou correu 150mt levando os trilhos no peito, saiu dos trilhos e correu mais 4000mt em campo aberto com ele em direção a uma cerca de arame farpado, e ele VL Matos teve que pular…não se machucou gravemente mas no caminho de casa ele vomitou algumas vezes dentro do carro… soube que não foi nada grave pois eu o vi montando no prado alguns dias depois.
Eu demorei muito tempo para entender a intenção do Al Matos jr, (de não tocar um cavalo que ele não conhecia e em um lugar perigoso).
Mas querendo ou não, ele me ajudou a dar meu primeiro passo em direção ao Turfe e por isso sou muito grato.
Em compensação seu pai, o Senhor Valdeci Matos, eu nunca mais o vi.
Espero que esteja bem…
Olá João! primeiramente gostaria de lhe dar parabens pela carreira. Gostaria de achar um antigo amigo da família que frequentava muito o Jockey na época em que o Sr. Valdeci frequentava, possivelmente eram amigos. Poderia entrar em contato comigo? (61) 994329201
Conheço seu Valdeci e estou com Ele agora em minha frente . Esta me cobrando suas estórias das carreiras que viveu