ACPCCP

As condições oferecidas pelo solo paranaense aliadas ao clima, atraíram para o Estado do Paraná a implantação de diversos haras, com resultados que indicavam, desde o início, grandes possibilidades para a criação do cavalo Puro Sangue Inglês. Pesquisa realizada pelo criador DIMAS MEHL ANDRUSKO constatou que os pioneiros da criação do Puro Sangue Inglês no Paraná foram os seguintes:

– 1885 – CARLOS WEIGERT
– 1887 – FERNANDO SCHNEIDER (Coudelaria Paraná)
– 1888 – ANTONIO REIS DOS SANTOS FILHO
– 1889 – FOWLER & TODD (Coudelaria Bacacheri)
– 1902 – JOAQUIM ANTONIO AZEVEDO
– 1910 – CARLOS DIETZSC (Haras Vista Alegre)
– 1912 – ABRAHAM GLASER

Com a expansão verificada, os criadores entenderam, na década de 50, ser necessária uma instituição que defendesse os interesses da categoria e promovesse a atividade. Reunidos, liderados pelo Sr. Luiz Pereira de Leão, primeiro dirigente de fato da entidade, promoveram a instalação oficial da Associação de Criadores de Cavalos de Corrida do Paraná, em 12 de agosto de 1960, tendo como sócios fundadores: Alexandre Aracema, Alô Ticoulat Guimarães, Antonio Jorge Ribeiro de Camargo, Antonio Sossela Filho, Arnaldo Toniolo, Lourival Gomes, Carlos C. Correia de Sá, Dimas Mehl Andrusko, Diniz Perez Polo, Farid Surugi, Heliodoro Antonio de Oliveira Duboc, Herley Mehl, Hermínio Brunatto, João Soares da Costa Júnior, Júlio Mehl, Lauro Guimarães Osternack, Luiz Abraão maia, Luiz Gurgel do Amaral Valente, Manoel Mehl, Miguel Elias Nicolau, Ney Carlos Forbeck de Castro, Nery Malucelli, Orlando Osternack, Paulo Afonso Alves de Camargo, Pedro Alípio Alves de Camargo, Reny Malucelli, Rubens Amazonas Lima, Theophilo de Oliveira e Souza, Vicente Malucelli, Wenceslau Glaser Netto e Wilson Geraldo Velozo.

A Associação dos Criadores teve sua primeira Diretoria assim constituída:

CONSELHO DIRETOR

Presidente: Luiz Gurgel do Amaral Valente (Haras Valente)
Primeiro Vice-Presidente: Dr. Pedro Afonso Alves de Camargo (Haras São Joaquim).
Segundo Vice-Presidente: Dr. Farid Surugi (Haras Paraná).
Secretário Geral: Dr. Luiz Carlos Antonio Pereira de Leão (Haras Primavera)
Diretor Técnico: Dr. Heliodoro Antonio de Oliveira Duboc.

CONSELHO CONSULTIVO E FISCAL

Dr. Alexandre Aracema; Dr. Alô Ticoulat Guimarães (Haras Paraná); Dr. Antonio Jorge Ribeiro de Camargo (Haras Palmital); Antonio Sossela Filho (Haras Guatupê); Arnaldo Toniolo (Haras Miraldo); Hermínio Brunatto (Haras Belmont); Pedro Alípio Alves de Camargo (Haras Preto e Ouro).

A atividade criacional e turfística ampliou-se muito, e no Jockey Club do Paraná, o mais antigo do Brasil, fundado em 02 de dezembro de 1873, surgiu uma Associação de Proprietários de Cavalos de Corrida, presidida pelo Sr. Ubaldo Siqueira, com interesses paralelos ao da Associação de Criadores.

Com o intuito de evitar rivalidades e para aglutinar esforços, sob a mediação do Dr. Heliodoro Antonio de Oliveira Duboc, conseguiu-se fundir as duas associações, dando origem, então a atual ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES E PROPRIETÁRIOS DE CAVALOS DE CORRIDA DO PARANÁ (ACPCCP).

Na reforma estatutária ocorrida em 1983, na gestão de Max Rosenmann (Haras Primavera), foram incluídos na condição de sócios FUNDADORES/BENEMÉRITOS, os senhores: Alceu Abagge; Alcides Coltri (Haras Tamandaré); Arnaldo Alves de Camargo Filho (Haras Alforria); Fernando Macedo Guimarães (Haras Gralha Azul); Jael Bergaamaschi Barros (Haras J.B.Barros); João Pedro Alcântara (Haras Mauá); José Antonio Zattar (Stud Hanna); Max Rosenmann (Haras Primavera); Pedro Luiz Nicolau (Haras gralha Azul); Reinold Helmunth Guillich, Rubens Grahl (Haras Tamandaré); Sylvio Bertoli (Haras Santarém); William Mussi (Haras Rio Verde).

Posteriormente, por indicação do Conselho Diretor e aprovação do Conselho Deliberativo, alcançaram esta condição os Srs. Homero P. Oliva (Haras H.Oliva), Lineo Ristow (Haras Nice) e Ubaldo Siqueira (Haras Ronda Grande).

Após a sua fundação a ACPCCP no início de suas atividades no Hipódromo do Tarumã, foi sediada juntamente com uma pequena farmácia veterinária sob a responsabilidade do Dr. Heliodoro de Oliveira Duboc, junto as dependências do Posto de Monta do Jockey Club do Paraná, onde hoje existe o cemitério vertical (fundos do Jockey Club). Posteriormente em face ao incremento da sua atuação a ACPCCP mudou-se para a entrada da Vila Hípica do hipódromo.  Nas sucessivas gestões de presidentes que ocorreram, suas dependências foram sendo adequadas para melhor proporcionarem atendimento a criadores e proprietários, sendo inicialmente reimplantada a farmácia veterinária da ACPCCP neste novo local. Na gestão do criador William Mussi o depósito de rações já existente passou e sob a responsabilidade particular, passou a ser gerenciado pela ACPCCP conjuntamente com o atendimento da farmácia veterinária.

ANTIGA SEDE DA ACPCCP NA ENTRADA DA VILA HÍPICA DO TARUMÃ

Sentindo a necessidade de proporcionar ao associado um local de lazer, Max Rosenmann em sua gestão construiu aa churrasqueira da ACPCCP. E com o aumento da oferta de produtos no mercado, resultado do progresso da criação paranaense, iniciaram a realização de leilões, os quais eram até então realizados nos haras, no interior da arquibancada social do Tarumã ou ainda em circos de lona. Observando as dificuldades e o desconforto destes eventos, principalmente para os cavalos, Cezar Evangelista de Oliveira Franco resolveu com o apoio de alguns de seus membros de diretoria construir o Tattersall da ACPCCP. Assim para citar alguns, Gilberto Schille doou o madeiramento; Cezar Franco e Claudio Kerber as ferragens, Luiz Carlos Moletta as telhas, e o novo Tattersall da ACPCCP foi inaugurado em 1984 e os leilões foram se sucedendo com maior conforto para criadores, proprietários e, é claro, para os cavalos.

Na sequência desta ampliação do conglomerado da ACPCCP, a casa sede já existente foi então reformada para a realização de reuniões de diretoria. Com o aumento das atividades do depósito de rações, foi ainda na gestão de Cezar franco adquiridos 2 silos para estocagem de aveia. Estes foram montados na gestão subsequente de José Antônio Garcez Castellano que também deu sequência às melhorias da ACPCCP, como aquisição de caminhão de transporte de equinos e entrega de produtos aos haras associados, e a colocação de portas nas baias do paddock do Tattersall bem como a aquisição de novo mobiliário para o Tattersall e churrasqueiras. Também na gestão de Eraldo Palmerini, manteve-se os padrões de comercialização proporcionando estabilidade a tesouraria. As diretorias que se sucederam na administração da ACPCCP realizaram ao longo dos anos diversas melhorias em infraestrutura sempre procurando incrementar a divulgação e o crescimento da criação do cavalo de corrida paranaense inclusive com a importação de excelentes garanhões dos Estados Unidos da América, Argentina, e Europa, colocando-os à disposição de todos os criadores brasileiros.

Em face da construção do Shopping Plaza Jockey nas dependências do hipódromo, em 2016 a ACPCCP teve sua sede desapropriada e novamente mudou-se, agora para um moderno prédio localizado ao lado do portão dos fundos do Jockey Club.

Foram seus presidentes até a presente data, os senhores: Luiz Gurgel do Amaral Valente (Haras Valente); Luiz Carlos Pereira de Leão (Haras Primavera), Alô Ticoulat Guimarães (Haras Paraná), Antonio Jorge Ribeiro de Camargo (Haras Palmital); Arnaldo Toniolo (Haras Miraldo); Sylvio Bertoli (Haras Santarém); William Mussi (Haras Rio Verde); Max Rosenmann (Haras Primavera); Cezar Evangelista de Oliveira Franco (Haras Fortaleza); Newton Sergio Ribeiro Grein (Haras Saint Simon); Jael Bergamaschi Barros (Haras J.B.Barros); Edison José Mauad (Haras Xará); Eraldo Palmerini (Haras Palmerini); Roberto Belina (Stud Yellow River); José Antônio Garcêz Castellano (Haras Castellano); Alcebíades de Almeida Faria Neto (Stud Zecão), José Caetano Ferreira Neto (Haras M’Boicy).