Adelcio Menegolo

 

–  ADELCIO MENEGOLO

Um dos profissionais mais respeitados e queridos do turfe brasileiro, o excelente treinador Adelcio Menegolo de bela trajetória no Paraná, e melhor ainda na Gávea, foi internado com sintomas da Covid-19 no último dia 30. Todos os seus colegas e amigos paranaenses torcem pela sua pronta recuperação.

Força aí “Pulinha”.

– ALTAIR DOMINGOS

– Passando pelo Brasil, o grande jóquei ALTAIR DOMINGOS, convidado a montar em Curitiba e São Paulo, aproveitou a estada e montou alguns animais nas corridas do dia 16 no Tarumã e dia 17 em Cidade Jardim. Em Curitiba montou nove animais obtendo uma vitória com NOVO SOL na Prova Especial Jalmir e Justino Parolin além de três colocações. Já em São Paulo montou quatro animais obtendo três colocações clássicas (quinto lugar com NANTUCKET no GP Presidente Waldyr Prudente de Toledo G3, quinto lugar com MACADAMIA no GP Presidente Waldyr Prudente de Toledo G3 e quarto lugar com MAXIMUNM DRIVE no GP Presidente José de Souza Queiróz G2. Revelado no Tarumã e hoje radicado em Buenos Aires, o popular “Nico” tem muitos amigos em Curitiba que muito torcem por ele

 

– LEILÃO INTERNACIONAL

– O que dizer do Leilão Internacional realizado nos dias 15, 16 e 17 que a cada ano vem batendo recordes de movimento? Apenas que neste ano não foi diferente e com mais um excelente resultado consolidou sua posição de TOP do Brasil. O leilão capitaneado pela tradicional e competentíssima agência TBS Internacional movimentou “apenas” R$ 5.128.500,00 em vendas. Parabéns ao internacional Mário Zuca Marquez e equipe da TBS.

– CORRIDAS

– Como normalmente vem ocorrendo no Tarumã desde o início da temporada 2020/2021, também apenas uma reunião turfística foi realizada no mês de abril. E, assim no dia 16 de abril onze provas foram realizadas sendo nove na grama e duas na pista de areia ambas leves durante toda a reunião. Três provas especiais e um Clássico foram realizados.

O Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente – LR, prova principal da tarde, em 1400 metros na pista de grama para produtos de dois anos teve como destaque os dois animais favoritos. Venceu SAILOR COURTIER (Courtier e How Dry I Am/USA – Belong to Me) do Haras Cima com LUCKY SOUL do Haras Cifra no segundo lugar. Dois corpos e meio separaram os dois primeiros colocados. Chegando vários corpos atrás, CAMPELIPE, MORNING COLOR e MAGIC OF CONTROL completaram o marcador. O pupilo do treinador Olivio Zantedeschi marcou o tempo de 1m23s20. (Fotos: Transmissão TV JCPR).

Nos primeiros metros após a partida SAILOR COURTIER puxa o lote. MAGIC OF CONTROL é o segundo, PORTOVENERE em terceiro. LUCKY SOUL por dentro aparece em quarto.

 

Na entrada da reta SAILOR COURTIER mantém um corpo de vantagem sobre MAGIC OF CONTROL. LUCKY SOUL força por dentro e toma o terceiro de PORTOVENERE.

 

Faltando duzentos metros SAILOR COURTIER segue firme em direção ao disco de chegada. LUCKY SOUL tenta alcançar o ponteiro sem sucesso.

 

SAILOR COURTIER cruza o disco com dois corpos de vantagem sobre LUCKY SOUL. Longe CAMPELIPE força para tomar o terceiro lugar de MORNING COLOR perto do disco.

 

A Prova Especial Jalmir e Justino Parolin foi vencida por NOVO SOL que pilotado por Altair Domingos e treinado por Marcio Ferreira Gusso venceu por quase dois corpos a LIXIVIA com FORÇA, TEXXANA e LE LEOPARD nas demais colocações premiadas. O filho de Agnes Gold (JPN) e Quebra-de-Braço (Wild Event -USA) defendendo as sedas do Stud My Hero Dad marcou o tempo de 2m04s80 para a distância de 2000 metros na pista de grama.

NOVO SOL (Foto: Transmissão TV JCPR)

 

Já a prova Especial Manoel Ribas em 1400 metros na grama teve um final espetacular com DASHING COURT e CAMPELANDA  chegando agarrados ao disco. Após o photochard revelado por apenas focinho DASHING COURT venceu deixando CAMPELANDA em segundo. WEST IMIGRANT, TIBERIUS e DALHECONQUISTADORA nas demais colocações premiadas. O filho de Courtier e Alta Floresta (Teton Forest) teve a direção de M.Ribeiro e preparo de O.Zantedeschi.

DASHING COURT e CAMPELANDA (Foto: Transmissão TV JCPR)

E a Prova Especial Albino Faracha de Castro apresentou a fácil e surpreendente vitória da égua de propriedade do Haras Cambay ADEGA ZIP (Oliver Zip/USA e Adega de Luxo – Wild Event/USA) que venceu por quase 10 corpos a outra “zebra” HER FORESTRY. Uma exata de 418,50. A pilotada de L.Henrique que é treinada por Antenor Menegolo Neto marcou 1m04s20 para os 1100 metros na pista de grama.

ADEGA ZIP (Foto: Transmissão TV JCPR)

– DESTAQUES

 

Novamente o destaque da reunião entre os treinadores foi OLIVIO ZANTEDESCHI, que com quatro vitórias vem a cada dia se consolidando como um dos bons treinadores do Tarumã.

 

Marcos Ribeiro

Com vários pilotos de outros centros vindo montar no Tarumã o nível das pilotagens anda em alta. E entre os jóqueis nesta ultima reunião o destaque vai para MARCOS RIBEIRO  de São Paulo que venceu três provas importantes: um Listed Race, uma Prova Especial e uma Prova Patrocinada.

 

– PARANAENSES EM EVIDÊNCIA

O mês de abril foi muito favorável aos animais treinados no Paraná que participaram das provas clássicas em São Paulo.

RUMO AO SP

Já no dia 06/4 WILL MYERS (Kodiak Kowboy/USA e Magic Carolina) de propriedade do Stud AJato e treinado por Dilson Antunes reencontrando sua melhor forma venceu o GP Presidente Raphael A. Paes de Barros G3 – 2400 metros na grama – preparatório para o GP São Paulo em maio. Por ¾ de corpo venceu NOBLESSE YOU no tempo de 2m28s523 pilotado por A.L.Silva.

Will Myers (Foto; Porfírio Menezes)

 

LÍDER

– Já no dia 17/04 o bom LOMAR (Forestry/USA e Amante Argentina) pilotado por A.L.Silva reassumiu a liderança da geração ao vencer o GP Presidente José de Souza Queiróz G2 em 1400 metros na pista de grama. Num ritmo alucinante durante todo o percurso, mesmo diminuindo bastante o ritmo no final ainda conseguiu transpor o disco na frente com vantagem de pescoço sobre PONCE DE LEON (L.R.Feltran). DE CALIDAD (L.R.Feltran) e MAXIMUN DRIVE (A.Menegolo Neto) chegaram respectivamente em terceiro e quarto lugares. Quadrifeta Paranaense. 1m21seg728 foi o tempo do ganhador que é treinado por Mauricio Soares da Silva.

LOMAR  é o líder da geração em São Paulo. (Foto: Porfírio Menezes)

 

MÁQUINA

E no mesmo dia 17 a craque ITAPERUNA (Forestry e Gran Entrance) de criação Cifra e propriedade do Stud Galope largou e acabou com o GP Presidente Waldyr Prudente de Toledo G3 nos 1000 metros gramados de Cidade Jardim. Numa atuação de luxo não deu a menor chance aos seus adversários. Bruno Queiróz esteve perfeito na sua direção. TÁCIO, JACK UP, DON ARLINDO e NANTUCKET chegaram a segir. Mais uma do Maurício Soares da Silva. Tempo de 54seg075 foi o tempo da craque que se credencia como uma das forças do Velocidade do dia do São Paulo.

ITAPERUNA  corre muito. (Foto: Porfírio Menezes)

CRIMINOSA

É o que podemos dizer da derrota de OLINDA DO IGUASSU (Pioneering/USA e Balminess (Amigoni/IRE)) no GP Presidente Guilherme Ellis G2 em 1400 metros na grama. Com a corrida praticamente ganha a defensora do Haras Rio Iguassu, eleita franca favorita pelos apostadores, foi surpreendida no último pulo pela gaúcha JALOUISE que atropelou com muita vontade para sacar focinho de vantagem sobre a pilotada de Valmir Rocha. Derrota “chorada” que custou a perda da invencibilidade e da liderança da turma.

OLINDA DO IGUASSU é suplantada em cima do disco. (Foto: Porfírio Menezes)

 

PARANÁ EM CIDADE JARDIM

Além dos vencedores clássicos, o mês de abril marcou também as vitórias em São Paulo de DEUSA (A.Menegolo Neto/Divonsir Hay), INDUBIT GLORY (M.Decki/Haras Nijú), NORTH FACE (D.Antunes/Antonio Cesar Monteiro) e TEMPERATURA MÁXIMA (E.Vieira/Haras São José dos Bastiões) nos páreos de turma, todos levados do Tarumã. Parabéns a todos.

DEUSA

 

INDUBIT GLORY

 

NORTH FACE

NORTH FACE

 

TEMPERATURA MÁXIMA

 

PARANAENSES NA GÁVEA

WAR WINDS (D.Antunes/Stud AJato) e BAIONETA CORUNULHA (A.Menegolo Neto/Haras Corunilha) venceram na Gávea em 13 e 19 de abril respectivamente.

WAR WINDS (Foto: Fotochard JCB)

 

BAIONETA CORUNILHA (Foto: Fotochard JCB)

 

BARBA, CABELO E BIGODE

Levados do Tarumã para correr na Gávea os animais BRUTUS, NUTELLA DO IGUASSU e NINJA DO IGUASSU, todos de propriedade do Haras Rio Iguassu e inscritos na mesma semana (9, 10 e 11 de abril) venceram suas provas. Parabéns ao treinador Antonio Oldoni que levou os animais “pingando azeite” e que apesar da longa viagem desenvolveram grande performance.

BRUTUS (Foto: Fotochard JCB)

 

NUTELLA DO IGUASSU (Foto: Fotochard JCB)

 

NINJA DO IGUASSU (Foto: Fotochard JCB)

 

 

.